Gabriel Souza

O impulso da inovação: um olhar para o futuro

Por Gabriel Souza

Vice-governador do Estado do Rio Grande do Sul

Ao fecharmos os portões do Cais Mauá na última sexta-feira, concluímos a terceira edição do South Summit Brazil (SSB). Ao mesmo tempo em que celebramos os resultados expressivos de 2024, já direcionamos nossa atenção para 2025, para o próximo encontro entre o Rio Grande do Sul e o mundo, que já tem data para acontecer: de 9 a 11 de abril.

Mais do que um notável evento de inovação, o SSB tem se consolidado ano após ano como uma plataforma poderosa para conexões entre participantes de mais de 50 países. Empreendedores, líderes e inovadores se reúnem durante três dias nos armazéns à beira do rio Guaíba para compartilhar ideias e visões.

Correalizado pelo governo do Estado, o South Summit Brazil emerge como um catalisador da inovação e das transformações, servindo como um ponto de convergência para aqueles que estão comprometidos com o futuro. Sob a liderança do governador Eduardo Leite, nosso governo está dedicado a impulsionar o desenvolvimento econômico e social por meio da inovação. Em 2023, alcançamos recordes de recursos para o setor, com um aporte sem precedentes de R$ 131,9 milhões em inovação. Estes investimentos refletem nosso compromisso com o futuro e nosso reconhecimento como o Estado mais inovador do Brasil.

Nossa posição como líderes em inovação não é por acaso. Abrigamos algumas das melhores instituições de ensino do País, incluindo a melhor universidade privada e a melhor instituição federal. Além disso, contamos com 18 parques tecnológicos, o que nos torna um Estado receptivo a investimentos e uma atmosfera favorável para empreendedores. O próprio South Summit Brazil é uma prova do nosso empenho com a inovação. Nesta edição, implementamos uma série de melhorias na infraestrutura, incluindo acessibilidade, climatização e ampliação dos espaços, para proporcionar um ambiente ainda mais acolhedor para a geração de conexões e negócios.

Destaco também o modelo híbrido de organização do evento, que envolve os setores público e privado. Trabalhamos em estreita colaboração durante meses para garantir o melhor resultado possível. Os investimentos de ambos os setores são fundamentais para construirmos uma sociedade mais conectada com o seu tempo e com um futuro promissor.

Acreditamos firmemente na importância dessa colaboração para criar um ambiente propício ao desenvolvimento de soluções que beneficiem toda a sociedade. Quando governo e empresas unem esforços, conseguem superar desafios, estimular o crescimento econômico e promover o bem-estar de forma mais eficaz. E é por isso que o South Summit Brazil não é apenas um evento de três dias; é uma iniciativa que se perpetua ao longo do tempo, tornando o Rio Grande do Sul ainda mais inovador. Essa vocação nos impulsiona a gerar empreendedorismo, emprego, renda e mais competitividade para o nosso Estado.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Espiritismo não é "coisa do Demo"!

Próximo

Menopausa e carreira: a grande virada na vida da mulher

Deixe seu comentário